News — ROCHESTER, Minnesota — Tendo como pano de fundo a 43ª Conferência Anual de Saúde J. P. Morgan, a anunciou a formação da Mayo Clinic Digital Pathology, desenvolvida em uma arquitetura de plataforma que permite desbloquear, de maneira audaciosa, o poder de seu extenso arquivo de lâminas digitais, com o objetivo de revolucionar a patologia e acelerar os avanços médicos.
A expertise da Mayo Clinic, os dados clínicos não identificados e sua arquitetura de plataforma, combinados com a experiência técnica e os recursos da , líder mundial em computação acelerada, estão impulsionando a capacidade de acelerar essa transformação. Além disso, para melhorar o desempenho e a escalabilidade da inteligência artificial (IA) generativa na patologia, a Mayo Clinic está colaborando com a , uma líder da indústria na construção de modelos de inteligência artificial para soluções digitais em medicina de precisão, de uma maneira que reflete sua abordagem consolidada nos cuidados com o paciente. Esse esforço colaborativo e multidisciplinar utiliza tanto as forças médicas quanto as tecnológicas, e os primeiros resultados estão sendo promissores.
"A Mayo Clinic está reimaginando o que é possível em relação à detecção e prevenção de doenças, tanto dentro de seu próprio sistema quanto globalmente. Estamos fazendo isso utilizando grandes e diversos conjuntos de dados para construir modelos poderosos de inteligência artificial na patologia. Isso tornará os diagnósticos mais rápidos, precisos e eficazes, melhorando as abordagens de tratamento e acelerando novas curas para os pacientes," diz Jim Rogers, CEO da Mayo Clinic Digital Pathology.
"Os insights impulsionados pela IA podem acelerar os diagnósticos, aprimorar a medicina de precisão e revolucionar os cuidados com o paciente", diz Kimberly Powell, vice-presidente das áreas de assistência médica e ciências da vida na NVIDIA. "Ao digitalizar e aproveitar o poder de diversos conjuntos de dados por meio da plataforma Digital Pathology, alimentada pela computação acelerada da NVIDIA, a Mayo Clinic está ajudando a pavimentar o caminho para um futuro com avanços médicos mais rápidos, com melhores tratamentos e resultados mais aprimorados para pacientes de todo o mundo."
"Unir os dados e a experiência da Mayo Clinic com nossas avançadas capacidades de aprendizado de máquina produzirá modelos fundamentais e inovadores e produtos de IA inovadores que avançarão no campo da medicina de precisão e melhorarão de forma significativa os cuidados com o paciente", diz Viktor Matayas, CEO da Aignostics.
A grande maioria das práticas de patologia ainda está ligada a processos analógicos, o que dificulta o acesso a dados diagnósticos fundamentais que poderiam ser utilizados para expandir os diagnósticos e tratamentos e acelerar o desenvolvimento de novas terapias em benefício dos pacientes. Para enfrentar esse desafio, a Mayo Clinic agiu rapidamente, investindo na digitalização de sua prática em patologia e escaneando seu extenso arquivo de lâminas de patologia, além de escanear, de forma prospectiva, as lâminas de patologia dos pacientes atuais. Até o momento, a Mayo Clinic Digital Pathology aproveitou 20 milhões de imagens digitais de lâminas vinculadas a 10 milhões de registros de pacientes, incluindo tratamentos, medicamentos, imagens, anotações clínicas, dados genômicos e muito mais.
Em menos de dois meses, a Mayo Clinic e a Aignostics desenvolveram um modelo fundamental de ponta baseado em 1,2 milhão de lâminas não identificadas da Mayo Clinic e da Charité – Universitätsmedizin Berlin, cujos resultados foram publicados em um no dia 9 de janeiro. Os esforços atuais incluem o desenvolvimento e a implementação de novas soluções possibilitadas por esse modelo. Os planos futuros estão focados na construção de novos modelos, incluindo um que está sendo treinado com 5 milhões de lâminas.
A colaboração com a NVIDIA criará uma infraestrutura de primeira classe para construir e implementar modelos fundamentais, acelerando os avanços da IA generativa na patologia e fora dela. Com a arquitetura de computação completa da NVIDIA específica para a área de assistência médica, a , a Mayo Clinic está construindo modelos que abrirão novas fronteiras na medicina e lançarão as bases para experiências mais personalizadas do paciente.
O desenvolvimento da Mayo Clinic Digital Pathology tem sido um processo planejado ao longo de muitos anos. A plataforma aproveita os portfólios da , uma rede global que impulsiona a inovação digital em diagnósticos, tratamentos e melhorias operacionais ao redor do mundo, e da , que oferece serviços avançados de testes e patologia para organizações de saúde em todo o mundo. Continuando seus esforços para transformar o setor de assistência médica, a Mayo Clinic está trabalhando com investidores e fornecedores de dados para continuar construindo uma plataforma de patologia que estimule a inovação e transforme a prática médica em benefício dos sistemas de assistência médica e dos pacientes ao redor do mundo.
"Esses novos recursos, utilizando os dados de patologia digital, desbloquearão informações clínicas essencialmente importantes para a construção de soluções de IA para diagnósticos avançados e para os cuidados com os pacientes, o que melhorará a vida dos pacientes de maneira global", diz o , chefe do Departamento de Radiologia da Mayo Clinic no Meio-Oeste e diretor médico do Departamento de IA Generativa e Estratégia.
###
Sobre a Mayo Clinic
A é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a para obter outras notícias da Mayo Clinic.